Osteoartrose do joelho
Osteoartrose (OA) do joelho é uma doença de caráter degenerativo, predominantemente no sexo feminino, que provoca a destruição da cartilagem articular de forma progressiva. Esta doença leva à dor crônica, deformidade da articulação, desequilíbrio muscular e ligamentar, resultando em um grande impacto no desempenho físico e na qualidade de vida.
A infiltração de Ácido Hialurônico é uma das opções utilizadas no tratamento não-cirúrgico da artrose de joelho. Trata-se de um glicosaminoglicano que atua na matriz extracelular, proporcionando maior lubrificação e proteção das articulações, auxiliando na melhora da inflamação e da dor.
A inervação da articulação do joelho é fornecida por diversos ramos articulares. Os principais ramos que ocasionam sintomas de dor são os geniculares. Para o tratamento, são realizadas punções ao redor do joelho guiadas por Ultrassom ou Radioscopia, próximas da localização de cada nervo a ser bloqueado para infiltração de solução com anestésico local e corticosteroides.
O bloqueio dos nervos geniculares produzem reduções significativas da dor e auxiliam a reabilitação por meio da melhora na capacidade funcional.