Osteonecrose do quadril, quando ocorre?
A osteonecrose do quadril é caracterizada por um distúrbio na vascularização da região. Essa condição pode estar relacionada a sequelas de trauma, uso de corticosteróides, doenças reumatológicas , alcoolismo,tabagismo, anemia falciforme, realização de quimioterapia ou radioterapia prévia , além de outros fatores .
A patologia afeta principalmente homens entre 30 e 50 anos. O paciente com osteonecrose sofre com dor súbita ou progressiva na região da virilha, que pode irradiar para a parte interna da coxa e joelho. Com o tempo, a articulação do quadril sofre limitação de movimento e piora da dor , devido o ciclo evolutivo da patologia.
O diagnóstico é feito através de anamnese , exame físico e confirmado com exames de imagem, ressonância magnética , radiografia e tomografia computadorizada. O tratamento pode variar de acordo com estágio evolutivo da doença .
Analgésicos e fisioterapia tem um papel importante no controle da dor.
Procedimentos cirúrgicos, como descompressão da cabeça femoral com enxertia , técnicas de medicina regenerativa como a utilização do BMA ( aspirado de médula ) para casos de osteonecrose da cabeça do fêmur em estágios iniciais, podem apresentar bons resultados.
Nos casos avançados em que há o colapso do osso subcondral e da cartilagem, além da perda da esfericidade da cabeça femoral , a artroplastia total do quadril é indicada .
Dr. Lucas Ferraz – Ortopedista e Traumatologista
CRM 166.590 | RQE 68349
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!